Receita prática de Panetone!

Com a chegada do fim do ano preparamos para vocês uma “maratona” de post natalinos, saímos um pouco dos assuntos mais tratados por aqui e trouxemos uma receita de uma delicia de natal que não pode ficar de fora nessa época do ano, os famosos Panetones e Chocotones!

A  receita é  super prática e fácil, para fazer em casa mesmo, além de render porções pequenas (500g ou 2 de 250g)  para que você tenha sempre panetone fresquinho. O mais bacana de tudo é que essa receita pode ser feita até mesmo por quem não quer sair da linha nem na época das festas de final de ano, pois o açúcar pode ser substituído por adoçante culinário.

Panetone com frutas cristalizadas…

Panetone com gotas de chocolate…

Vamos a receita…

Ingredientes
  • 15g Fermento Biologico Fresco
  • 3 Colheres (sopa) Água Morna
  • 240g Farinha de Trigo
  • 2½ Colheres (sopa) de Açúcar ou Adoçante Culinário
  • 3 Colheres (sopa) Leite em Pó
  • 1 Ovo e 2 Gemas
  • 4 Colheres (sopa) de Margarina Amolecida
  • 1 Colher (sopa) de Essência de Panetone
  • 4 Colheres (sopa) de Leite Morno
  • 1 Xícara (cha) de Frutas ou Chocolate Picado
  • 1 Pitada de Sal

Instruções

  1. Em um recipiente misture 3 colheres de sopa de farinha de trigo, o fermento biológico e 3 colheres de água morna, misture bem até ficar tudo homogêneo e deixe descansar em algum lugar abafado por 20 minutos.
  2. Em uma recipiente junte o restante da farinha de trigo, leite em pó, açúcar e misture.
  3. Junte o ovo e as gemas, a margarina amolecida, essência de panetone, leite morno o fermento e a pitada de sal. Misture bem até ficar com uma massa lisa e elástica.
  4. Agora separe a massa ao meio para fazer o dei 250g e em cada metade misture o que será seu recheio (frutas ou chocolate), encorpore bem o recheio e adicione nas forminhas de panetone.
  5. Leve para descansar por 40 minutos em algum lugar quente e abafado.
  6. Assim que atingir o topo das forminhas, leve para assar por 30 minutos em forno pré aquecido a 180 ºC até dourar a parte de cima e depois reduza o fogo para assar por dentro.
  7. Espere esfriar e embrulhe em um saco plástico (caso queira presentar!).

Observações

1) – Essa quantidade de recheio é bem generosa, se desejar pode reduzir. Para o panetone de 500g não dobre o recheio, apenas adicione mais ½ xícara. 2) – Eu fiz o teste com o fermento biológico seco e não deu muito certo, por isso não recomendo o uso. 3) – Os ingredientes devem estar em temperatura ambiente para não parar a fermentação. 4) – Ao aquecer o leite e a água deixe morna e não muito quente ou pode estragar oprocesso de fermentação. 5) – Por ser uma receita caseira a macies do panetone dura por cerca de 3 dias se guardado em um saco plástico. 6) – Se desejar pode congelar o panetone inteiro ou pedaços por até 3 meses se embalado bem. 7) – Para ajudar no processo de fermentação, deixe dentro de um local abafado como o forno ou micro-ondas.
Espero que gostem do resultado!
Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>