Receita: Beef Uruguaio ao Molho de Vinho com Risoto de Cogumelos e Gorgonzola

Domingo postei no insta (@tanalobo) o meu almoço, que meu marido fez em casa pra mim e muita gente me pediu a receita!! Como o prato é uma delícia e muuitoo simples de fazer, não tive dúvidas em dividir por aqui!!

Beef Uruguaio
(ele já compra esse corte pronto! Já vem porcionado, assim fica mais fácil de fazer! Aqui em Goiânia, compramos no “Beef Bistrô”)

É só temperar a carne com sal e pimenta do reino moída na hora e selar no azeite no ponto que desejar (eu gosto mal passado!).

Molho de Vinho Tinto

INGREDIENTES
– 100 ml de Vinho tinto (a uva não importa, mas é melhor que não seja um “vinho tinto de mesa suave”, pois o molho fica muito forte e adocicado com esses. Como a quantidade é pequena, prefira um vinho de boa qualidade!).
– 1 colher de sobremesa de manteiga.

MODO DE FAZER
Depois que selar o beef, incorpore o vinho tinto no suco da carne que restou na frigideira. Deixe reduzir, desligue o fogo e acrescente a manteiga (a manteiga vai dar mais consitência ao molho).

Ps: A quantidade é pouquinha mesmo.. Só para regar a carne!

Risoto de Cogumelos e Gorgonzola

INGREDIENTES
– 200 gr de arroz arbóreo
– 1/2 cebola cortada em cubos pequenos
– 4 colheres de sopa de manteiga
– 100 ml de vinho branco
– 1/2 bandeija de shimeji
– 1/2 bandeija de shiitake fresco
– 50 gr de queijo gorgonzola
– 1 lt de caldo de legumes (de preferência feito em casa! se alguem tiver dúvidas sobre ele, só me perguntar!)
– sal a gosto

MODO DE FAZER
Corte o shiitake em fatias e refoque junto com o shimeji em 1 colher de manteiga. Reserve. Na mesma panela, refogue a cebola com 2 colheres de manteiga e quando estiver transparente, adicione o arroz. Deixe refogar por uns 3 minutos (em fogo médio) e acrescente o vinho branco. Espere o vinho branco evaporar e adicione o caldo de legumes (tem que estar quente. Deixe em outra bouca do fogão em fogo baixo!) aos poucos. Mexa sem parar até o risoto estar “al dente”. Quando estiver pronto, adicione o queijo gorgonzola e os cogumelos. Desligue o fogo e acrescente 1 colher de manteiga. Misture tudo e sirva com a carne e o molho! Enfeite com cebolinha ou outro “verdinho” de sua preferência!!

Ps1: Sele a carne quando o risoto estiver quase pronto! O tempo de preparo dela e do molho não leva mais que 5 ou 6 minutos!
Ps2: A carne pode ser substituída por qualquer outra, como filé mignon, por exemplo!

Algusn dos ingredientes! Foto de @xebreumoura

Espero que gostem da receitinha!! É muito fácil de fazer.. Quem fizer me conte, viu?!
Beijos,
Tana.

4 ideias sobre “Receita: Beef Uruguaio ao Molho de Vinho com Risoto de Cogumelos e Gorgonzola

  1. Humm, deu agua na boca, mas já tem 8 dias que estou com agua na boca no mesmo prato!
    Vcs poderiam postar mais, ou é pq o blog é de 15 em 15 dias, é quinzenal ??
    Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>